É ASSIM QUE ACABA - COLLEEN HOOVER

by - junho 30, 2018

"Não existe essa coisa de pessoas ruins. Nós todos somos apenas pessoas que as vezes fazem coisas ruins"



O meu primeiro contato com a escrita da Colleen Hoover foi em meados de  2016 quando li o maravilhoso livro "Talvez um dia", desde então sou completamente apaixonada por tudo que ela escreve, costumo dizer em todas as minhas resenhas sobre seus livros que eu leria até mesmo a lista de compras dela (o que é uma grande verdade), de tanto que amo seus livros.

A primeira vez que ouvi falar sobre "É assim que acaba" foi no início do ano passado, ainda com o o título "It ends with us", que na época não havia sido traduzido aqui no Brasil. E a verdade é que a premissa desse livro não diz absolutamente nada sobre o quão incrível ele é, à primeira vista pode parecer um clichê New Adult, como tantos que são produzidos hoje em dia (nada contra os clichês, é claro), mas é nesse ponto que a Colleen fisga o leitor para dentro de sua história, porque esse livro não é apenas sobre uma mulher em um relacionamento difícil, ele é sobre todas as mulheres que já se sentiram pequenas uma vez na vida. É sobre crescer e conhecer o amor próprio, sobre saber que somos muito mais do que aquilo que nos foi imposto. É uma verdadeira lição de vida.




Nesse livro conhecemos Lily Bloom, uma mulher que acaba de perder o pai e um pouco do rumo de sua vida.


Em uma noite um pouco estranha ela é surpreendida quando conhece Ryle, um médico cirurgião pelo qual sentiu uma atração inegável logo no primeiro contato, mas que acaba por ser apenas uma atração, uma coisa passageira. Mas o que ela não esperava é que os dois fossem se encontrar novamente e que aquela mesma atração explosiva ainda estivesse presente de forma intensa e avassaladora.

Bem... até aqui tudo parecia estar ok, um clichê como disse no início, mas depois de algumas páginas eu comecei a entender que esse livro teria um grande peso na minha vida. E vou lhes contar mais abaixo o motivo.

Essa é uma história sobre relacionamento abusivo, e não, isso não é um spoiler!

Eu já li muitos livros na minha vida, mais do que eu consigo contar, com diversos assuntos e gêneros, de romance, passando por terror e suspense, fantasia, distopia, ficção cientifica e muito mais. Só que nenhum deles retratou tão bem o que uma relação tóxica pode fazer com uma pessoa, até chegar a Colleen Hoover.

Esse livro foi uma das experiências literárias mais fortes que já tive na vida. Eu comecei suspirando pela casal, desejando que tudo desse certo, a minha única preocupação era quando eles iriam assumir que se gostavam. Depois eu comecei a ficar preocupada e com uma pulga atrás da orelha, rezando para que certas atitudes tivessem uma boa justificativa (ai foi onde começou a dar errado). Em seguida meu coração ficou apertado, eu sabia que as coisas estavam caminhando para a direção errada e eu queria muito que existisse algum atalho escondido no meio do caminho, mas não havia nada, e por mais doloroso que fosse eu sabia que isso era o certo.

E a coisa mais difícil pra mim foi perceber que eu poderia facilmente ser a protagonista desse livro, como tantas outras mulheres, porque eu queria perdoar as atitudes ruins, eu queria mudar uma pessoa (porque isso é real), mesmo sabendo que não tenho esse dever. Eu percebi em determinado momento que EU estava enventano desculpas para que Lily continuasse naquele relacionamento, que EU, LEITORA, havia caído na armadilha, estava encantada demais, deslumbrada com a beleza superficial de um amor tóxico. Só então percebi como é fácil ser uma vitima.

As coisas não são claras o suficiente na cabeça de quem esta em um relacionamento abusivo. Porque antes de tudo você se apaixona pelas qualidades da pessoa e quando conhece os defeitos já é tarde demais. Mas que fique claro: você não tem que amar os defeitos do outro, eles nao existem para serem amados, existem para nos fazer aprender a sermos melhores. É errado aceitar determinadas coisas porque você ama uma pessoa.

E a verdade, a dolorosa e triste verdade é que nossa geração depende pouco de si mesma. Passamos a depender do outro, criando uma ideia de que a felicidade só é possível se estivermos do lado de alguém, esquecendo-nos de que não existe uma metade da laranja, existe apenas nós... inteiros e prontos para transbordar quando conhecermos alguém que nos faça feliz de verdade.




Para completar gostaria de dizer que emprestei esse livro para um amigo e ele me disse que aprendeu que nunca devemos ultrapassar nosso limite e que por mais bela que pareça a ideia, não devemos aumenta-lo.

De todas as coisas que eu aprendi com esse livro a principal é que nós nunca devemos aceitar migalhas, porque merecemos mais e não devemos aceitar nada que seja menos que especial. Porque se te machucar, se fizer doer, não é amor de verdade.

"É assim que acaba" é um livro corajoso, sensível e devastador, que deixou uma marca na minha vida e me fez compreender muita coisa sobre aceitação, família,  e principalmente sobre o que é amor de verdade. Eu recomendo essa história para todos aqueles que não tem medo de crescer emocionalmente, ele é simplesmente MARAVILHOSO!

Obrigada Colleen Hoover, por escrever com seu coração.

ps: leiam a nota da autora no final do livro.





É ASSIM QUE ACABA
AUTOR(A): COLLEEN HOOVER
EDITORA: GALERA RECORD
NOTA: 5/5 + FAVORITO



Lily nem sempre teve uma vida fácil, mas isso nunca a impediu de trabalhar arduamente para conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade.Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora. Além de estar sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça — seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco.Com um livro ousado e extremamente pessoal, Colleen Hoover conta uma história arrasadora, mas também inovadora, que não tem medo de discutir temas como abuso e violência doméstica. Uma narrativa inesquecível sobre um amor que custa caro demais.


Você posde gostar também:

2 comentários

  1. Oii!

    Eu tenho o ebook e até hoje estou enrolando para ler, não achei a sinopse muito interessante, mas se você diz que a premissa não diz o quanto a história é incrível, então, eu acredito em você. Confesse que ainda não li livro algum da Colleen, todos falam super bem ela. Acho que já está na hora de mudar isso, rs. Agora ele vai para a meta de leitura, real oficial!

    Beijos, até mais!
    Flor de Outono

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que coisa maravilhosa! Se puder, dê uma chance a Colleen Hoover, esse livro é simplesmente incrível!

      Excluir