Posts Recentes

Lute como uma garota - O feminismo nas páginas dos livros

14 de dezembro de 2018


Lute como uma garota é um livro incrível que conta a historia de mulheres fortes que contribuíram de forma positiva para uma sociedade com igualdade e respeito para todas!
Esse foi o primeiro livro que recebi em parceria com o Grupo Editorial Pensamento nesse ano de 2018, mas só terminei de lê-lo agora no final de novembro, aproveitei aos poucos a experiência de cada uma das páginas e foi uma leitura marcante que contribuiu na minha trajetória como mulher e feminista.


E para começar gostaria de explicar alguns "mitos", que no meu ponto de vista nem deveriam mais existir nos dias de hoje. 

Primeiro: Feminismo não prega que a mulher seja superior ao homem, é só dar uma estudadinha que ninguém passa vergonha, né? 

Segundo: Ser feminista não te impede de casar, ou se depilar, ou usar maquiagem, o feminismo quer que você tenha o direito de fazer suas próprias escolhas. A questão dos pelos é por sua conta, ta? hahaha

Terceiro: Ser feminista não te obriga a ser uma esquerdopatamaconhista. Eu mesma nem sei de onde o povo tira essas coisas, só sei sentir vergonha alheia na hora que alguém fala isso. E dale meme, haha.

E eu só faço rir é? kkk

Pois bem, senhoras e senhores, preparados para a definição de feminismo? Sim? Então lá vai: um, dois, três, e...


Feminismo é um conjunto de movimentos políticossociaisideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero

Pra quem não entendeu, o feminismo é basicamente uma luta por direitos iguais. Que as mulheres possam escolher quais caminhos desejam seguir e possam tomar as decisões em tudo que disser respeito as suas vidas, sem que ninguém possa dizer o contrário.

É isto. Ta vendo que coisa simples? 

Sendo assim, resolvi fazer um poste sobre esse livro maravilhoso que aborda a trajetória de 60 mulheres incríveis e suas lutas por igualdade e reconhecimento.


O livro reúne  história, vida, obras, frases e acontecimentos marcantes da vida de cada uma dessas mulheres. De grandes personalidades como cantoras, professoras, artistas em geral, até chegar em mulheres que eu ainda não conhecia, mas que fiquei muito feliz em ter a oportunidade. A diagramação da obra é incrível é rica em ilustrações maravilhosas, o que torna a leitura uma experiencia ainda melhor. 






Depois de ler esse livro eu firmei ainda mais a certeza que tenho de que o feminismo é uma luta constante, assim como disse Simone de Beauvoir:   “Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida.” 




Essa é uma leitura obrigatória para todos aqueles que conhecem o feminismo e para quem ainda tem dúvidas sobre o movimento. É uma obra riquíssima e muito valiosa, que além de enfeitar sua estante, vai contribuir para seu aprendizado e crescimento pessoal.



LUTE COMO UMA GAROTA

AUTOR(A): LAURA BARCELLA E FERNANDA LOPES

EDITORA: CULTRIX

NOTA: 5/5


Estamos vivendo novos tempos: a discussão sobre os direitos das mulheres não se concentra mais em grupos específicos e a luta feminista amplia seu debate na sociedade.
















COMPRE NA AMAZON


Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Olá, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Acho muito importante obras que falem sobre o femininismo e tragam exemplos de mulheres inspiradoras que lutaram pela igualdade de direitos. Além disso, sabemos que ainda tem muitas pessoas que não entendem o que é o feminismo, o que torna essa leitura ainda mais importante.
    Adorei sua resenha e acho que você trouxe uma ótima indicação de leitura. É um livro para conhecermos mais sobre mulheres inspiradoras e também uma boa opção para quem ainda precisa entender o que é o movimento feminista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Já li livros que tinham o feminismo incluído na história, mas nunca li nada dedicado exclusivamente ao tema. Ainda não conhecia esse livro, mas parece ser ótimo para conhecermos melhor esse movimento. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não conheço a obra, mas já fiquei extremamente interessada.
    Adorei o que você falou sobre os "mitos", é sempre importante explicar isso porque parece que tem pessoas que tem dificuldade em entender -ou não querem-
    Eu nunca li um livro sobre feminismo, mas certamente esse seria uma ótima oportunidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas de cara fiquei animada, afinal, também sou feminista, então leituras assim me animam bastante. Adorei você trazer esses mitos, porque infelizmente, mesmo com tantos meios de pesquisa, o povo ainda acredita nessas 3 coisas.
    Sobre o livro em si, eu gostei bastante da ideia dele e da diagramação também, acredito que eu iria adorar a leitura e essa frase da Simone de Beauvoir é muito boa e real, né?
    Enfim, adorei sua resenha, vou marcar a dica e tentar ler em breve.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. 'Primeiro: Feminismo não prega que a mulher seja superior ao homem, é só dar uma estudadinha que ninguém passa vergonha, né? ' pois é, o mais triste é quando a gente precisa dizer o óbvio. Esse livro é uma fofura, comprei para minhas sobrinhas.

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro e simplesmente me apaixonei, sem dizer que ele me abiu os olhos para muitas coisas desse movimento e recomendo para todas as mulheres e para os homens também, para que entendam de uma vez por todas o porque da nossa luta. Quero mais livros assim.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Estou louco por esse livro! Essa é uma temática de extrema importância e que precisa ser discutido nos mais variados âmbitos sociais, mas principalmente nos lares e nas escolas (como futuro professor, espero poder discutir temas como esse nas minhas aulas, Deus nos ajude a partir do próximo ano). Simplesmente preciso! O livro "Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes" também apresenta um série de mulheres de fizeram a diferença, ele muito lindo, vale a pena conferir! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?
    Eu estou louca para realizar a leitura desse livro e adorei a sua resenha sobre ele. Eu tenho certeza de que para mim será uma excelente leitura e que terei grandes surpresas.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que livro maravilhoso! Não conhecia o livro acredita? mas já fiquei apaixonada pela sua resenha e fiquei mega curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  10. Ola!!

    Vi muitas pessoas falando desse livro por ai e me interessei pela leitura. Confesso que eu sou uma pessoa meio alheia ao feminismo. Não sei muito sobre e esse movimento e acredito que essa seja uma forma bem interssante de mudar isso

    beijos

    ResponderExcluir