Posts Recentes

5 dicas para ler mais

19 de janeiro de 2019



Olá pessoas, tudo bem com vocês? Espero que sim :)

Pois bem, frequentemente as pessoas se espantam quando eu falo a quantidade de livros que eu leio em um ano. Em 2018 por exemplo, eu li 107, e esse número vem aumentando gradativamente a cada ano e eu me orgulho muito disso, a leitura mudou a minha vida!!!


Já conversei com vários amigos que disseram que tem problemas para ler e me pedem dicas de como podem começar a melhorar o desempenho com os livros. Então, resolvi fazer esse post com algumas coisas que apliquei na minha rotina ao logo do tempo e que deram super certo. 


Vamos lá?







1 - LEIA O QUE VOCÊ GOSTA

Essa é uma das coisas mais importantes quando se trata de livros. Lembro que na época em que criei o blog algumas pessoas meio que questionavam meus gostos por livros, pois, na cabeça de algumas pessoas, fantasia e suspense por exemplo, não são gêneros tão dignos assim. 

Hoje eu leio de tudo, mas deixei de me importar com a opinião dos outros. Leio o que eu gosto e o que me faz feliz, e você tem que fazer isso também, não importa se te dizem para ler clássicos ou livros famosos, se você se sente bem lendo romance, leia romance, se é fantasia que você quer, leia fantasia, o importante é você se sentir confortável!





2 - LEVE SEMPRE UM LIVRO COM VOCÊ

Atualmente eu não tenho tanto tempo quando gostaria para ler. Mas como é um dos meus maiores prazeres eu sempre dou um jeitinho, hahaha, eu levo mais ou menos uma hora de ônibus todos os dias indo para o trabalho, (e claro, mais uma hora para voltar), então eu aproveito muito esse tempo para ler. Sempre levo um livro na bolsa, todos os dias, SEM FALTA. Se você anda de ônibus e se sente confortável para ler é uma ótima opção, e para quando for em um banco por exemplo, ou estiver na espera em um consultório médico. 

Existem livros bem pequenos, edições de bolso também, tudo para facilitar pra você, não tem desculpa, haha!





3 - FAÇA DO SEU JEITO

É muito importante para você que pretende começar uma rotina de leitura, que isso seja algo confortável, sendo assim, não adiante você começar a ler um livro em pé dentro do ônibus (como eu faço muitas vezes), pois, não vai ser nada legal e sua concentração vai para o espaço. Então, fique confortável, em uma cama ou sofá, dê preferência a lugares calmos e sem barulho, se você gostar também pode ouvir música.

Priorize sempre um espaço onde você possa se concentrar e mergulhar na leitura.





4 - DEIXE O CELULAR DE LADO 

Não adianta você tentar ler se ficar com o celular do lado! Essa é uma verdade universal, não vai adiantar você querer se dedicar a um livro, se a cada paragrafo você fecha a página e da uma olhadinha nas suas redes sociais. Leitura requer um pouco da sua concentração, é necessário se desconectar da vida online.  Para que sua vida como leitor seja produtiva, sua vida nas mídias sociais precisa consumir um pouco menos de tempo.




5 - DÊ TEMPO AO TEMPO

Ler é um hábito que leva tempo. Você não vai sair lendo 20 livros em um mês assim que decidir começar! É algo que requer tempo e um pouco de dedicação, você não precisa ler 200 páginas em um dia, comece com 25, vá passando para 50 e assim sucessivamente, aos poucos você vai sentindo a necessidade de ler mais e mais, e quando se der conta, já vai ter terminado mais um para sua coleção. 

Também não tenha medo de abandonar uma leitura, não se sinta obrigado a ler algo que você não gosta, se o livro não esta fluindo, tudo bem, não é uma coisa de outro mundo, tem um mar de livros disponíveis para que você se apaixone, é só ter calma e ir devagarinho.



É, acho que é isso, hahaha. Fico muito feliz em poder compartilhar essas dicas com vocês. Os livros são parte da minha vida e não me vejo, de maneira nenhuma em um mundo sem eles, quero que mais e mais pessoas possam conhecer e se apaixonar por tudo o que a leitura é capaz de fazer por nossas vidas.




















Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Adorei as dicas :)) Obrigada

    Hoje:- Na incerteza da minha alma abandonada

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo (:

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas, estou querendo começar a ler e vou seguir todas elas kkk

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho MUITA dificuldade com a leitura e, infelizmente, a maior parte das dicas não funcionaria pra mim. Eu adoro ler, de verdade, mas tenho problemas de atenção e, por isso, pra mim é muito difícil manter a leitura. Eu fico muito triste, porque eu gostaria MUITO de ler mais que 3 livros por ano. :(

    No mais, acho que essas dicas funcionariam muito bem pra pessoas que não têm o mesmo problema que eu.

    Beijinhos!
    http://afoolishmistake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente, para o meu padrão você leu muitos livros, haha. Em 2017 eu li 13 livros, que foi quando eu comecei a pegar gosto pelo hábito da leitura, já em 2018 eu li 19 livros, muito mais do que qualquer ano anterior.
    Sua dica sobre concentração e fazer do seu jeito é ótima. Eu mesma decobri que prefiro e-books, e desde que comecei a ler pelo celular consegui ler muito mais do que quando eu insistia em comprar livros físicos, além disso, assim como vc encontrou seu tempinho de leitura dentro do ônibus, eu encontrei o meu a noite, pouco antes de dormir. Enfim, amei as suas dicas e elas são muito válidas.
    Ah, é a primeira vez que visito seu blog e eu gostei muito, já estou seguindo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas.Confesso que preciso ler mais, mas essas dicas ajudaram bastante.

    Folhas De Netuno

    ResponderExcluir
  6. Oiee!

    Adorei as dicas!

    Eu tenho sentido muita falta de ter um tempo pra ler, e, apesar de também passar um bom tempinho no ônibus, não consigo ler em movimento, me dá muita dor de cabeça, então é um tempo meio que desperdiçado.
    Mas esse ano eu sinto que estou me esforçando mais pra poder ler mais no decorrer do ano, e acho que já está surtindo efeito porque finalizei quase 4 livros só esse mês, e isso pra mim já é fantástico.

    Bjuu ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. "Leia sempre" isso é verdade, nem que seja um conto curtinho. Ajuda bastante a manter o ritmo de leitura.

    https://covildourado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu amo ler demais, mas a correria me fez ler menos... Adorei suas dicas, esse ano quero retomar a leitura
    Beijos
    www.instagram.com/siteopsquerida/
    www.opsquerida.com.br/
    web.facebook.com/blogopsquerida/

    ResponderExcluir