Posts Recentes

Resenha: A Leitora | Mar de Tinta e Ouro #1 | Traci Chee

29 de janeiro de 2019



Que eu sou apaixonada por fantasia todo mundo já sabe, esse se tornou  o meu gênero favorito ao longo dos anos! Mas infelizmente o mercado editorial tem entregado enredos fracos ultimamente, me peguei por várias vezes relendo livros que eu já gosto para tentar esquecer algumas decepções mais novas.


Todo lançamento de fantasia que me agrada vem carregado de expectativa, por isso é tão complicado gostar de verdade de algum livro com publicação recentes. Sendo assim, quando a Plataforma 21 lançou MAR DE TINTA E OURO, eu nem me interessei de inicio, a premissa por si só já era maravilhosa, mas eu com meu pé atrás fui adiando e adiando a leitura, até que eu decidi ler, e para minha surpresa, eu terminei completamente apaixonada pelos personagens, pelo enredo, pelo mundo, por tudo. E gostaria de compartilhar com vocês minha experiência sobre essa obra sensacional.






" O que esta escrito sempre acontece" - pag. 435

Esse é um livro sobre livros, literalmente! E isto é algo que sempre me fascinou, histórias envolvendo literatura são sempre fantásticas. 

No livro conhecemos Sefia, uma garota que perdeu os pais e o lar cedo demais, ela vive com sua tia Nin, vagando de vilarejo para vilarejo, cidade por cidade, em busca de escapar de algo ou alguém do qual ela não tem a minima ideia. Sua tia sempre foi cheia de segredos em relação a um objeto que carrega na bagagem, e esse objeto é um livro, fonte de poder e sede de ganancia. 

Mas as pessoas não sabem o que é um livro, no mundo de Sefia não existem palavras escritas, apenas histórias contadas de geração para geração, e o objeto enigmático que ela e a tia carregam é um tesouro que guarda não só histórias, mas também muito poder.



Nin é uma ladra, por isso não pode sair em pública, então cabe a sobrinha o trabalho de barganhar algumas caças em troca de algum dinheiro. Em um desses dias, voltando da cidade a garota se depara com soldados desconhecidos levando sua tia, e sentindo-se apavorada, a única coisa que ela pôde fazer foi ficar escondida entre as árvores, impotente, esperando que eles a levassem, pois, Nin a fez prometer que não apareceria. Mal sabia Sefia que tudo isso era para proteger o bem mais precioso que ela portava, O Livro, que mais para frente, ela viria a descobrir que era tão valioso quanto sua própria vida.

Agora sozinha, ela tem que aprender a lidar com com os perigos e a solidão em meio as noites de escuro e silêncio dos lugares por onde passa. Até que o destino cruza seu caminho com o de um garoto, a quem ela chama de Arqueiro, ela não lembra do seu passado, a única coisa que sabe é que alguém acha que é seu dono. Juntos, os dois irão atrás de respostas, sobre o livro,  Nin, o e passado de Arqueiro, ao mesmo tempo em que descobrem o poder das palavras naquele objeto tão cheio de vida.

Bem, é... como é que eu poderia descrever esse livro? Ah, já sei, ELE É INCRÍVEL! hahaha.

A Leitora é o primeiro livro da trilogia Mar de Tinta e Ouro da autora  Traci Chee, que me conquistou desde as primeiras páginas. O enredo do livro é bastante original, trazendo várias histórias dentro do livro que a protagonista carrega. O "visual" é muito bem desenvolvido, Traci abusou da criatividade na hora de compor essa parte da história. 




Os personagens também são muito carismáticos, Sefia é corajosa e sagaz, uma das minhas protagonistas favoritas dos livros de fantasia, e o que dizer do Arqueiro? Me apaixonei por ele desde as primeiras páginas. Em alguns momentos me peguei até gostando dos vilões, desenvolvi uma certa empatia por uma personagem em particular, que talvez eu não devesse, hahaha.

A escrita da autora é detalhista na medida certa, em nenhum momento me senti cansada ou achei a leitura arrastada. As páginas voam a medida que o tempo passa, é fácil mergulhar na história e se envolver com o desenrolar dos fatos, e principalmente manter-se preso a eles. Os capítulos são rápidos e cheios de ação, é impossível largar. A forma como Traci brinca com as palavras me fascinou, é fácil para ela "criar" magia, o que torna mais fácil ainda para o leitor navegar fundo em cada página que ela escreve.

No mais, acredito que A LEITORA é uma opção maravilhosa para quem deseja começar a ler fantasia! É um livro fabuloso em todos os sentidos, quando eu terminei de ler a última página me senti um pouco desnorteada com tudo o que tinha acabado de acontecer, naquele momento eu soube que esse seria um dos meus favoritos da vida. 

Uma história repleta de magia e personagens inesquecíveis. Uma fantasia que ganhou um lugar especial na minha estante e no meu coração.




"Eu sou a sombra no deserto - murmurou - Sou o farol na rocha. Eu sou a roda que move o firmamento." - pag. 312







A LEITORA - MAR DE TINTA DE OURO - 1
AUTOR(A): TRACI CHEE
EDITORA: PLATAFORMA 21
NOTA: 5/5 + FAVORITO





Era uma vez um mundo chamado Kelanna. Um lugar tão maravilhoso quanto terrível, onde ninguém sabia ler. Lá, as histórias não eram registradas em papel como esta que você está prestes a ler, elas eram simplesmente transmitidas de geração a geração. Em uma dessas lendas, falava-se de um objeto misterioso que guardava a maior magia que o povo de Kelanna já conheceu: o livro. Quem soubesse interpretá-lo teria acesso a um poder inimaginável. Após o assassinato de seu pai por uma organização misteriosa, a jovem Sefia recebe de herança um estranho objeto retangular, que pode ser a chave para desvendar seu passado. Para isso, ela precisará aprender a decifrá-lo para entender o que o torna tão valioso e se tornar uma leitora. Magia e grandes perigos, como o terrível Flagelo do Leste e sua famosa frota de piratas, cruzarão seu caminho. Mas você se engana se acha que Sefia enfrentará tudo sozinha. Percorra cada palavra e aproveite. A aventura está só começando.




Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Bela publicação :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amei??? Primeiro: que capa LINDA! Segundo: Gostei demais da história e achei mega original. Acho que muitos livros desse estilo têm seguido uma linha muito parecida, sabe? E esse parece que saiu dessa mesmice. Já coloquei na minha listinha pra ler esse ano. Amei a resenha <3

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir