Posts Recentes

Resenha: Tarde Demais | Colleen Hoover

10 de fevereiro de 2019


Escrever sobre esse livro foi uma das coisas mais difíceis que fiz em todo o tempo que eu tenho esse blog! A leitura foi uma experiência que sendo bem sincera não sei se quero repetir, mas não pelos motivos que você pode estar pensando.

Eu sou completamente apaixonada por tudo que a Colleen Hoover escreve, quem me conhece sabe muito bem disso, e essa foi uma leitura difícil, mas que lá no fundo eu sei que foi muito necessária.  Acredito que Tarde Demais teve um peso maior para mim do que para outros leitores, assim como Sloan, protagonista da história, eu já estive em meio a relações abusivas, e ser espectadora de tais coisas deixaram algumas marcas em mim, marcas em que a Colleen tocou profundamente.

Nesse livro conhecemos uma mulher, como eu, você, sua mãe, amiga, irmã, uma pessoa normal, que tinha sonhos, desejos, anseios (e ainda os tem)... uma mulher que cresceu com uma estrutura familiar abalada, que viu em um companheiro um refúgio para si e seu irmão mais novo. Mas talvez não. 

Refúgio e prisão são coisas diferentes, mas que por vezes andam de mãos dadas. 

Esse é um livro pesado, com uma linguagem crua e dilacerante, a autora não maquia nada para que possa parecer mais leve ou mais adequado, é difícil não se conectar com a protagonista e com sua mente, todas as coisas que passam pela cabeça dela enquanto convive dentro do mesmo espaço com uma pessoa que aos poucos esta destruindo seu psicológico. Colleen escreveu de uma maneira bruta o que é um relacionamento abusivo, e pelo que já li na internet, muitas pessoas não gostaram dessa parte, então sinto lhes dizer: é assim que acontece. Na maioria dos casos (reais), infelizmente é bem pior.

A autora aborda entre outras coisas, como a dependência financeira pode fazer uma pessoa refém de um relacionamento, e como é difícil conquistar independência a partir daí. Colleen mostra como Asa, o então namorado da protagonista, se apoia no fato de ela não ter estabilidade financeira suficiente para viver sem ele e faz disso a principal arma psicológica contra Sloan.

E sendo bem sincera com vocês, eu não sei ao certo o que achar desse livro, eu amei ele em algumas partes, mas em outras eu odiei com todas as minhas forças! Tentando sair um pouco da zona de fã da autora, acredito que Tarde Demais cumpriu o papel como um livro que traz alerta para muitas mulheres. Ele não é doce e sensível como os NA que estamos todos acostumados, ele não tem um personagem que muda no final. Ele é real demais para isso.

Ele não será meu livro favorito da vida, ou um dos melhores da autora, mas ele me incomodou o suficiente para ficar na minha cabeça por um longo tempo. 


ps: eu recomendo o livro, com toda certeza, mas só leia se estiver bem, caso esteja passando por algum problema familiar ou amoroso, ou qualquer outra coisa que possa te abalar emocionalmente, aconselho que deixe-o para depois, em um momento em que esteja tudo bem, então ai vai valer apena.

(O livro contém gatilhos fortíssimos. Não recomendado para menores de 18 anos)

ps²: não consegui dar uma nota ao livro, sorry!

AUTOR(A): COLLEEN HOOVER

EDITORA: RECORD

NOTA: -



Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele seu lar. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida. Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a Asa. E se você perguntasse ao rapaz, ele diria que também é a melhor coisa que já aconteceu a Sloan. Apesar de a garota não aprovar seu arriscado estilo de vida, Asa faz o que é preciso para permanecer sempre um passo a frente em seu negócio e proteger sua garota. Até Carter surgir em sua vida. A chegada de Carter pode afetar o frágil equilíbrio que Sloan lutou tanto para conquistar, mas também pode significar sua única saída de uma situação que está ficando insustentável. Colleen Hoover não tem medo de escrever sobre assuntos delicados e Tarde demais prova isso. Perpassando as formas mais cotidianas de machismo até as formas mais intensas e cruéis de abuso, a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo.
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Oie!

    Eu sempre ouço as pessoas falando o quanto os livros dessa autora tocam em questões importantes, e tão necessárias de serem discutidas, e isso me faz ter muito interesse em ler algum livro dela.

    P.S.: Espero de verdade que você esteja bem, e que o que quer que tenha te acontecido, tenha passado! :D

    Bjão ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este livro da Colleen Hoover. Também nunca li nada dela mas tenho vários na minha lista de livros que quero ler! Mas talvez seja melhor começar por algo não tão forte! Adorei a review e já estou a seguir o blog!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderExcluir