Posts Recentes

Resenha: Rainha do Ar e da Escuridão | Os Artifícios das Trevas #3 | Cassandra Clare

25 de março de 2019


A conclusão épica da trilogia Os Artifícios das Trevas finalmente chegou, e eu achei que estava pronta para ele, mas me enganei.



"Enquanto você existir e eu existir, eu vou te amar"


amizade
substantivo feminino
  1. 1.
    sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas ou entidades.

    "sentia-se feliz com a a. do seu mestre"

família
substantivo feminino
  1. 1.
    grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto (esp. o pai, a mãe e os filhos).
  2. 2.
    grupo de pessoas com ancestralidade comum.
  3. 3.
    pessoas ligadas por casamento, filiação ou adoção.
    • FIGURADO (SENTIDO)FIGURADAMENTE
      grupo de pessoas unidas por convicções ou interesses ou provindas de um mesmo lugar.

      "uma f. espiritual"
    • grupo de coisas que apresentam propriedades ou características comuns.



  4. amor

    /ô/
    substantivo masculino
    1. 1.
      forte afeição por outra pessoa, nascida de laços de consanguinidade ou de relações sociais.



Gostaria de começar essa resenha frisando algumas coisas:
1 - Esse post não tem spoiler, então sossega o facho!
2 - Cassandra Clare não é humana
3 - Esse livro destruiu meu coração

Bem... eu não sei ao certo por onde começar a resenha desse livro, foi uma espera infernal desde Senhor das Sombras, e a julgar pela forma como o segundo livro terminou, eu achei que fosse infartar antes de ler a conclusão.

Uma terrível doença esta assolando o mundo das sombras, até mesmo os feiticeiros mais poderosos estão enfraquecendo com a praga, na tentativa de fazer alguma coisa para impedir uma tragédia, a família Blackthorn vai para Los Angeles, ao passo disso tudo, Julian e Emma abarcam em uma missão perigosa no reino das fadas para tentar recuperar o volume negro dos mortos, uma missão que pode custar suas vidas e a de todos aqueles que amam. 

Quando eu digo que não sei como falar desse livro eu não estou mentindo, não mesmo! Sinto vontade de escrever um milhão de vezes a frase "POR FAVOR, LEIAM ESSE LIVRO", seria uma resenha bem mais apropriada, haha.

Eu conheci o universo criado por Cassandra Clare já faz um certo tempo, sou completamente apaixonada por tudo o que ela escreve, desde os Instrumentos Mortais, passando pelas Peças Infernais e até chegar nessa trilogia incrível, para a qual eu torci o nariz no inicio, mas que conquistou meu coração de uma forma arrebatadora.

Acredito que de todas os livros que a Cass já escreveu, os três dos Artificioso das Trevas em particular são os mais profundos. Li pouquíssimos livros com tanta representatividade, e por se tratar de um livro de fantasia, eu esperava menos ainda que isso fosse acontecer. A questão de gênero é tratada de uma forma tão natural, tanto pela autora como também pelos personagens, mas como nem tudo são rosas, Cassandra nos mostra que tanto na ficção como na vida real existem pessoas que acreditam serem superiores por terem crenças ou amarem de maneira diferente.

Esse livro mostra como uma família realmente deveria ser. Aprendemos que os laços sanguíneos são insignificantes quando amamos alguém. E finalmente eu comecei a entender a ideia que muitas pessoas tem ao dizerem que lar é algo que esta mais ligado a pessoas do que a um lugar. 

A amizade e cumplicidade dos personagens é algo de encher o coração. A autora nos mostra que os verdadeiros amigos vão estar conosco sempre, independente se o dia estiver ensolarado ou se fechando para a chegada de uma tempestade. 

E eu não poderia pensar em resenhar esse livro sem falar de Julian e Emma! Nem sei direito o que senti lendo cada uma das cenas dos dois, meu coração se partiu tantas vezes que tiveram momentos que eu pensei em largar a leitura, tamanho era meu medo do final. 

Queria também deixar registrado todo meu amor por um trio em especial, Mark, Cristina e Kieram... vocês tem todo o meu coração!

Jamais pensaria em dar menos que cinco estrelas a esse livro. Ele me fez ter a certeza que eu escolhi bem a maneira como passar meus dias, que ser uma leitora sempre vai me proporcionar alegrias e aprendizados, por mais que esses venham acompanhados de algumas (ou muitas) lágrimas. São livros como esse que me fazem perceber o quão feliz eu sou por ser uma leitora de fantasia. E eu não me importo com os “intelectuais” que só leem clássicos, eu me importo menos ainda com quem julga gêneros literários, eu me importo apenas com o que o livro me faz sentir. ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀
Rainha do Ar e da Escuridão é um livro incrível, sobre amor, família, amizade, representatividade e resistência, que só reforçou a minha crença de que esse é meu gênero favorito, e que eu jamais conseguiria viver apenas com histórias reais. ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀
Eu sou feita de todos os mundos que já conheci e os livros são toda minha história!





O juramente Parabatai



"Suplique-me para não deixar-te,
Ou que volte de seguir-te;
Para onde quer que fores, eu irei,
E onde ficares eu ficarei;
Seu povo será meu povo,
E seu Deus será meu Deus,
Onde quer que moras morrerei eu,
E ali serei sepultado.
Faça-me assim o Anjo, e outro tanto,
Se outra coisa que não a morte me separar
De ti"



RAINHA DO AR E DA ESCURIDÃO
AUTOR(A): CASSANDRA CLARE
EDITORA: GALERA RECORD
NOTA: 5/5 + FAVORITO



Rainha do Ar e da Escuridão é a conclusão épica para outra grande trilogia do universo de Instrumentos Mortais da autora best-seller Cassandra Clare. Sangue inocente foi derramado nos degraus do Salão do Conselho, e o mundo dos Caçadores de Sombras se encontra à beira de uma guerra civil. Parte da família Blackthorn foge para Los Angeles, em uma tentativa de descobrir a origem da doença que está acabando com os bruxos. Enquanto isso, Julian e Emma tomam medidas desesperadas e embarcam em uma perigosa missão para o Reino das Fadas a fim de recuperar o Volume Negro dos Mortos. O que encontram é um segredo capaz de destruir o Mundo das Sombras e abrir um caminho tenebroso para um futuro que nunca poderiam ter imaginado. Em uma corrida contra o tempo, Emma e Julian devem salvar o mundo dos Caçadores de Sombras antes que o poder mortal da maldição parabatai destrua tudo o que amam.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :