Posts Recentes

Resenha: Um Amor Perdido | Alyson Richman

10 de março de 2019




Antes de qualquer coisa eu gostaria de pedir que independente da minha resenha ou a de qualquer outra pessoa, leia esse livro. Deixe que cada palavra toque seu coração, assim como aconteceu comigo ♥️


Eu não sou das pessoas mais romanticas do mundo, em relação a livros, houve uma época em que romance era meu gênero favorito, e o qual eu mais consumia. Mas com o passar do tempo eu fui descobrindo novas histórias e deixei livros como esse um pouco mais de lado. E quando esse livro chegou na minha casa, por meio de cortesia de editora, eu me peguei perguntando várias vezes se talvez eu não fosse gostar da leitura... mas era um romance, era a segunda guerra mundial e não parecia ter um final feliz... mesmo assim eu cedi e o tirei da estante, e sendo bem sincera? Foi uma das melhores decisões que já tomei, em relação à livros!


Josef, Lenka, o amor.
Josef, Lenka, a guerra.
A guerra.
Josef.
Lenka.
Um amor perdido...


Este livro narra de forma dolorosa e cruel uma das coisas mais belas da vida, mas que a guerra conseguir destruiu. Um casal apaixonado e com planos para o futuro, que foram interrompidos por uma das partes mais sombrias da história da humanidade. A segunda guerra mundial destruiu famílias, amizades, sonhos e amores.

ALYSON RICHMAN conta uma história fascinante sobre a perda do primeiro amor em meio à um cenário de medo e ódio. A escrita é poética e ao mesmo tempo as palavras parecem machucar a quem está lendo. O livro é narrado por Lenka que conta sobre a construção do romance do casal antes da guerra e por Josef que narra a vida após a tragédia. ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
E é impossível terminar a leitura desse livro e não sentir uma avalanche de sentimentos. Raiva, tristeza, angústia, solidão. “Um amor perdido” é uma história sobre perdas e recomeços. É sobre como o verdadeiro amor sobrevive em tempos difíceis e apesar de todas as circunstâncias, ele sobrevive alimentado pelas memórias. 

Eu recomendo esse livro para todos aqueles que não tem medo de crescer emocionalmente. Vale a pena!


UM AMOR PERDIDO
AUTOR(A): ALYSON RICHMAN
EDITORA: BERTRAND BRASIL
NOTA: 5/5



Separados pela guerra, ligados pela memória: uma história envolvente e instigante no rastro da Segunda Guerra Mundial. Na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef, um médico recém-formado. Eles vivem cheios de ideais e de sonhos para o futuro, mas também são judeus e muito ligados à família. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantas outras famílias, são separados pela guerra. As escolhas impostas pelo destino os afastam, mas deixam marcas permanentes: o caos e as informações truncadas dos tempos de guerra os levam a crer que o outro morreu. Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido. No gueto de Terezín, Lenka sobrevive graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver. Apesar de todas as provações e dos infortúnios, mantém a chama daquele primeiro amor acesa, guardada em seu coração. Da glamorosa vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa nazista, Um amor perdido explora o poder do primeiro amor, a resiliência do espírito humano e a eterna capacidade de recordar.

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Adorei a publicação:))

    Hoje:- Caminhos da ilusão...

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser lindo! Amei a foto!
    Beijinhoos. ❤️
    Le Westin Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pela resenha sinto que dever ser uma história emocionante e ao mesmo tempo triste. Gosto de histórias assim.

    Abraços!

    ResponderExcluir